ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL


A partir da década de 1990, os países desenvolvidos da América, como os EUA e países europeus, como a Inglaterra, percebem uma maior necessidade de se buscar consumidores fora das fronteiras nacionais. Isso se dá em função da grande produção, superior ao poder de compra dos mercados internos. Dessa necessidade surgem os blocos econômicos, criados com a finalidade de desenvolver o comércio regional. Além de eliminar barreiras alfandegárias.

Considerando a hierarquia na formação dos blocos econômicos, pode-se afirmar que a característica, de eliminação ou redução das barreiras alfandegárias apenas para importações de mercadorias produzidas nessas áreas é característico do estágio de:


Mercado Comum.


União Aduaneira.


União Econômica.


Integração Econômica.


Zonas de Livre Comércio.

Considerando a estrutura da União Europeia e as funções de seus principais órgãos estabeleça a relação correta.

 

(1)  Tribunal de Justiça.

(2)  Comissão Europeia.

(3)  Parlamento Europeu.

(4)  Banco Central Europeia.

(5)  Banco Europeu de Investimento.

(6)  Conselho da União Europeia.

 

 

___Tem a função de financiar o desenvolvimento dos membros e regiões menos favorecidos. Empresta recursos a taxas facilitadas para projetos que visem ao incremento do bem-estar social.

___ Tem a função de definir a política monetária da EU. Decide sobre a emissão do Euro e também sobre a taxa de juros.

___ É o órgão superior do bloco. É o órgão decisório. Também é chamado Conselho de Ministros. Esse é o conselho mais importante da EU.

___ Cabe a criação das normas supranacionais. Existe para esse órgão eleições independentes.

___ Também chamado de corte de justiça, julga as lides que decorram das normas supranacionais. Tem por função evitar que as normas supranacionais sejam julgadas de formas diversas.

___ Corresponde ao Poder Executivo, se relacionarmos aos Poderes de um Estado.

 

A sequência correta está contida em


5, 4, 6, 3, 1, 2.


6, 5, 4, 3, 1, 2.


4, 6, 5, 2, 3, 1.


5, 6, 4, 1, 2, 3.


4, 5, 6, 3, 1, 2.

É a forma mais simples de integração. É aquela na qual dois ou mais países reduzem as barreiras para as importações e exportações de bens e serviços de/ para os demais países do bloco. Importações e exportações de bens e serviços.

As características acima são referentes a forma de integração:


Mercado Comum.


União econômica.


 Integração Política.


União aduaneira.


Área de livre comércio.

Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Venezuela e têm como objetivo criar vantagens para o comércio entre seus países-membros. Esses países possuem uma característica física em comum. Diante do mapa abaixo indique qual é essa característica física.


Cordilheira los Cobardes.


Cordilheira los Pichacos.


Cordilheira del Cóndor.


Cordilheira Vilcabamba.


Cordilheira dos Andes.

A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. É resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações e da construção de instituições supranacionais que lhe dão sustentação, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os diversos blocos econômicos regionais que, há pouco mais de uma década, estão em processo de consolidação. Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países. (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2006, p. 120).

Considerando a globalização e o Mercado Comum do Sul – Mercosul é possível afirmar:

(01) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) surgiu com objetivo de unificar tarifas entre países da América do Sul inicialmente Bolívia, Chile e Uruguai.

(02) Houveram críticas severas quanto a participação do Brasil no bloco, havia um medo de estagnação da economia brasileira, o que seria prejudicial.

(04) Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o Tratado de Assunção, que constituiu o Mercado Comum do Sul – Mercosul.

(08) O Mercosul reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.

(16) A Argentina tornou-se uma das maiores importadoras de produtos brasileiros, junto aos EUA e Europa.

(32) No processo de globalização, países de grande parte do mundo se organizaram, formando blocos econômicos com objetivo de protegerem suas economias.

A soma da(s) correta(s) está contida em:


6


48


22


54


18

A Associação Latino-americana para o Desenvolvimento Integrado foi uma tática elaborada para um melhor desenvolvimento das balanças comerciais deficitárias dos países latinos. Tal estratégia foi estabelecida pelo tratado de:


Montevidéu.


Amsterdã.


Bruxelas.


Maastricht.


Roma.

Durante a década de 1930, período da Grande Depressão, os EUA iniciaram a imposição de barreiras comerciais absurdas, na tentativa de deter a crescente inflação que afetava o país. Essa atitude por parte dos norte-americanos levou outros países a fazer o mesmo. A política adotada acima é denominada como:


Protecionista.


Fordismo.


Socialista.


Liberalismo.


Neoliberalismo.

A Rodada do Uruguai promoveu importantes mudanças para o comércio internacional, dentre elas a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC). Dentre as funções da OMC destacam-se:

 

I- Adoção de políticas econômicas junto ao FMI;

II- A mediação entre as negociações no âmbito do comércio internacional;

III- Coordena os acordos plurilaterais e multilaterais;

IV- Supervisiona o comércio sobre serviços, bens e direitos de propriedade intelectual comercial.

 

As afirmativas que indicam corretamente as funções da OMC está contida em


I, apenas. 


II e III, apenas.


II e IV, apenas.


I, II, III e IV. 


III e IV, apenas

Os estágios de formação de blocos refletem a atual realidade dos mercados internacionais. De acordo, com as informações estudadas estabeleça a correspondência correta.

 

(1)  União Aduaneira.

(2)  Mercado Comum.

(3)  União Econômica.

(4)  Integração Econômica.

(5)  Zonas de Livre Comércio.

 

 

(  ) Neste estágio, os países-membros concordam com o estabelecido na União Econômica, além de adotarem uma política monetária comum.

(  ) Formadas por países que concordam em eliminar ou reduzir barreiras alfandegárias apenas para importações de mercadorias produzidas nessas áreas.

(  ) Além das características previstas na União Aduaneira, não admite restrições aos fatores de produção, isto é, ao capital e trabalho.

(  ) Acrescenta ao proposto pelo Mercado Comum, harmonizar políticas econômicas nacionais. Os países-membros mudam suas legislações para torná-las coerentes com os princípios estabelecidos na União Econômica.

(  ) Além das características da Zonas de Livre Comércio, esta tem uma política tarifária comum em relação a produtos importados de países de fora da área.

 

A sequência correta está contida em:


4, 5, 2, 3, 1.


5, 4, 3, 2, 1.


3, 2, 4, 5, 1.


2, 5, 1, 4, 3.


1, 5, 2, 4, 3.

Considerando as características dos blocos econômicos relacione as colunas.

 

1 - Mercado comum

2 - União aduaneira

3 - Zona de livre comércio

 

(  ) Circulação de bens com taxas alfandegárias reduzidas ou eliminadas. 

( ) Tarifas padronizadas para diversos itens relacionadas ao comércio com países não pertencentes ao bloco.

(  ) Liberação para circulação comercial e financeira de pessoas, bens e serviços. 

 

Assinale a sequência correta.


1, 2, 3.   


3, 2, 1


2,1, 3.  


1, 3, 2.   


2, 3, 1.   

Páginas: 12345678